quarta-feira, 13 de maio de 2009

Revista Veja tem redação pautada em política liberal, afirma editor da Folha

Fernando de Barros e Silva, editor do caderno Brasil da Folha de S. Paulo, em entrevista coletiva, fez fortes críticas à revista com maior número de assinantes no Brasil, carro-chefe da Editora Abril.

Segundo o jornalista, a Veja pauta sua redação de acordo com sua política liberal e sequer esconde isso. Além disso, ela seria responsável por tentar transformar algumas figuras públicas em “personagens a serem combatidos”.Entre as críticas, ele aproveitou para colocar o veículo no qual trabalha como uma espécie de antro da pluralidade e disse que a “pecha de ser antipetista é o preço que o jornal paga por sua independência”.

Ainda nesse embate, Fernando de Barros fez uma comparação entre os dois veículos e usou uma metáfora inusitada, afirmando que a multiplicidade de visões que a Folha oferece não passa de “cacofonia anárquica de opiniões” para uma revista como a Veja.

Nem a Rede Globo escapou das críticas do editor. De acordo com Fernando de Barros, a emissora errou no seu relacionamento com diversos políticos, inclusive com atual presidente brasileiro, que teria procurado a Globo. Fernando de Barros defende que o meio deve procurar a fonte e que o papel do jornalista é investigar o poder, não servir de assessor dele.

As opiniões de Fernando Barros não se restringem a críticas da chamada “imprensa liberal”, mas o editor é bastante conhecido pelas polêmicas que cria e pelos debates que sucita. Uma delas, inclusive, com o jornalista Mino Carta, diretor de redação da revista Carta Capital.

8 commentz:

Amanda Previdelli disse...

Ronaldo!

Priscila Jordão disse...

Gostei do seu enfoque, desse jeito nem parece que a palestra foi super monótona e sem graça! Vc realmente conseguiu achar algo de interessante. Fiquei curiosa pra saber da polêmica com o Mino Carta (adoooro briguinhas com Mino Carta, sempre vem um editorial revoltadinho e muito sarcástico na CartaCapital depois hauha).

Só uma coisa, estilística: não gostei muito do "Por fim", com que começa o terceiro parágrafo. "Por fim" dá uma idéia de que vc tá terminando o relato, de q vc vai falar a última das críticas e idéias do Fernando. Mas não, vc continua, e fala das críticas dele à Rede Globo e tal. Fica meio esquisito.

Amanda Previdelli disse...

ok okk
vou tirar o por fim, vc tem razão!

ow, sobre a polêmica, vc não clicou no link? botei num site os editoriais da Folha

Priscila Jordão disse...

Show, desculpa, eu não tinha reparado no link!

Amanda Previdelli disse...

sem problemas... laranja nem é uma cor chamativa, mesmo

hahuauhahuahuauhhauhua

Yuri Gonzaga disse...

Mto bom, hein, Amanda?

O legal é que quem falou isso não foi o Nassif! Foi o cara da Folha!!!!

texto rápido e interessante. Se a palestra foi chata, vc tem mto talento, hã?

Amanda Previdelli disse...

nããão, não é que foi chata. É que o cara leu um texto, sabe?
sei lá... se pah foi chata, mas tô tão acostumada com picaretagem no CJE que quando alguém realmente prepara algo, eu valorizo! hehe

Ana Carol Nunes disse...

porra Amanda, tô com invejinha do seu lide!

sensibilidade total!

*bjos