quinta-feira, 23 de abril de 2009

Greve do SINTUSP ameaça desempenho de ecanos no JUCA

Pessoal, como estamos meio ocupados ultimamente e, logo, sem tempo para postar, pensei em aproveitar o texto que fiz pra entrar na J. Júnior. Gostei do resultado e não quis desperdiçar. Espero que também agrade vocês.

______________________________


Depois de três anos consecutivos entre as duas primeiras colocadas nos Jogos Universitários de Comunicação e Artes e sete anos entre as três, a ECA-USP corre o risco de deixar o placar da liderança. O Centro de Práticas Esportivas da Cidade Universitária possivelmente fechará suas portas devido à greve dos funcionários do campus organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da USP. A rotina normal dos treinos ficará impedida ou será, no mínimo, dificultada.

"Se a gente não tiver nenhum lugar para treinar, obviamente vamos perder até da PUCCAMP", lamenta Mariana Gianjoppe, do time de vôlei da ECA. Consta no site do JUCA que, nas suas últimas participações, a PUC de Campinas, ou PUCCAMP, ficou respectivamente em 6º e 8º lugar. “E não só no JUCA, mas também seremos prejudicados em outros campeonatos”, diz ela, referindo-se ao BIFE e à Copa USP. O JUCA, porém, é o campeonato esportivo mais esperado do ano para os estudantes das faculdades de Comunicação e Artes.  

Para contornar a situação, os Diretores de Modalidade (DMs) da ECAtlética, a Atlética da ECA, buscam alternativas de quadras disponíveis. “Os treinos não serão interrompidos, pois poderemos usar a quadra do Hospital Universitário. No entanto haverá grande procura e conflitos de horários, já que todo mundo vai querer treinar lá”, considerou Bruno Leite, o DM de handebol masculino. Ele procurou na internet quadras para aluguel, mas reclama do preço: “A média é de 70 reais por hora de uso”.

Empregar o dinheiro da Atlética no aluguel de quadras é uma alternativa viável, mas custosa. Beatriz Oliveira de Souza, DM de vôlei feminino explica: “O dinheiro da Atlética está guardado para compra de material esportivo, festas e inscrição em campeonatos. No planejamento de gastos de outras faculdades o aluguel de quadras já consta, mas no caso da ECA é difícil encaixar nas despesas”. Para o caixa da Atlética contribui principalmente a Taxa do Atleta, ou TAU, cobrada de cada ecano que pratica algum esporte ligado à organização. No caso, o valor tenderia a encarecer.

Enquanto os alunos da ECA sofrem com a situação, os de outras faculdades treinam com todo seu empenho. “A maioria das modalidades já está com os treinos marcados até o JUCA. Todos têm treinado o máximo de vezes possíveis”, diz Rodrigo Simões, aluno da Cásper Líbero, que vai jogar futebol e handebol no campeonato. “Se estivesse na ECA, ficaria bastante chateado com a situação, mas, infelizmente, o esporte universitário é assim.”

Na Cásper, os alunos também vivem sob constante ameaça de não terem espaço onde treinar. “Desde o ano em que eu entrei (em 2007), convivemos com boatos e ameaças de que a Fundação vai “tirar” a quadra da gente”, falou ele. Sem a obrigação de aulas de educação física para os cursos superiores oferecidos, a faculdade pensa em utilizar o espaço ocupado pela quadra para outros fins.

Apesar de ser adversário dos ecanos, Rodrigo deixa um estímulo: “Acredito que para a ECA, perder o CEPE-USP é perder uma vantagem, mas não é motivo para desespero ou não treinar. Em último caso, os times podem treinar marcando uns jogos amistosos com faculdades que tenham quadra. Não é o ideal, mas esporte universitário é isso aí. Sempre tem que dar um jeito.”



Ecanos no Juca de 2008

Créditos da Foto: site da Ecatlética (www.ecatletica.com.br)

13 commentz:

Yuri Gonzaga disse...

Legal, Pri!
Não sabia que tava rolando tanto problema por causa da greve, em relação ao Cepê.

Gostei do texto, espero que vc entre na J.Jr. :P

Yuri Gonzaga disse...

nossa, corrigi meu comentário anterior... achei que o texto era da Amanda!!
Oo'

desculpa, Pri, pela falta de atenção

:*

Amanda Previdelli disse...

Pri, achei o texto muito bem escrito, o formato de notícia vc conseguiu pegar perfeitamente.

só acho que a apuração deixou a desejar. Mariana Gianjoppe? Bruno F. Leite? Beatriz Souza? seriously, né...
gostei que vc achou um cara da Cásper, mas parece que ele é seu amigo também, né? hehe

(claro que isso tudo pode ser ciuminho de eu não ter sido entrevistada, mas ok! hahaha)

Priscila Jordão disse...

amanda, vc tem toda a razão, inclusive brigaram comigo por isso!

mas vamos combinar que tive a idéia+apurei+escrevi em apenas 24h! ahuahuahau

e sim, o cara da Cásper é meu ex! mas ninguém da Jota sabia então beleza hahahaha

Yuri Gonzaga disse...

o.O

Amanda Previdelli disse...

pilantra!

Priscila Jordão disse...

hauahuah prometo que nunca mais vai se repetir! era isso sou jota só ano que vem

Amanda Previdelli disse...

mi mi mi

Priscila Jordão disse...

mala!

Amanda Previdelli disse...

peitinhooo

Yuri Gonzaga disse...

Tem um blog chamado "Do lúdico à varzea". Vcs podem varzear lá.

Priscila Jordão disse...

Comentário muito Gui Dearo no grupo da J. Jr o seu Yuri! Senti minha liberdade tolhida hauhauhah

Amanda Previdelli disse...

mi mi mi, Yuri

os comentários várzeas que eu mandei foram pra testar o nosso novo widget "comentários recentes" :)